1. Preparar e seleccionar os equipamentos e tecnologias para multimédia, em função dos objectivos pretendidos e dos produtos multimédia a desenvolver.
2. Criar e tratar sons e imagens, fixas e animadas, para incorporar em produtos multimédia, utilizando programas informáticos específicos:
2.1. Captar, tratar e editar vários tipos de imagens fixas, utilizando ferramentas informáticas apropriadas, tendo em conta as fórmulas e parâmetros para a cor, o contraste e outros elementos e as técnicas e procedimentos de retoque de imagem;
2.2. Realizar animações a 2 e 3 dimensões (2D e 3D) através de processos de modelagem e rendering, utilizando as ferramentas informáticas adequadas;
2.3. Captar e editar imagens animadas em plataforma digital, utilizando o equipamento e software adequados, tendo em conta o projecto de vídeo a desenvolver;
2.4. Captar e editar som em plataforma digital, utilizando o equipamento, software e fontes sonoras pré-gravadas apropriados, tendo em conta o áudio a produzir.
3. Desenvolver aplicações multimédia para offline e para a internet, utilizando técnicas de programação:
3.1. Construir e programar uma aplicação multimédia para offline, utilizando software de autor e o setup de gravação digital;
3.2. Construir, programar e proceder ao upload de uma página para a internet, utilizando software de edição html;
3.3. Construir bases de dados para a internet, criando conteúdos Web em páginas dinâmicas e automáticas, estabelecendo uma comunicação com a base de dados através de linguagem padrão normalizada;
3.4. Programar por objectos para a Web, criando páginas dinâmicas do lado servidor e desenvolvendo aplicações para internet/intranet com acesso a banco de dados.
4. Desenvolver um projecto multimédia integrado, tendo em conta o produto a realizar e o público-alvo a atingir:
4.1 Identificar e seleccionar uma equipa multimédia adequada à concepção do produto final a realizar;
4.2 Desenvolver um guião multimédia, de forma a estabelecer o percurso do projecto, o desenvolvimento da sinopse e a execução do storyboard;
4.3 Executar o produto multimédia final, desenvolvendo o design e a programação estabelecida no guião do projecto e os diversos elementos multimédia, nomeadamente, imagens, textos e animações;
4.4 Apresentar o projecto multimédia realizado, a fim de o promover junto do público-alvo ou de o defender no contacto directo com o cliente.