1. Planear e preparar o serviço de mesa/bar:

1.1 Assegurar as condições de utilização e limpeza dos equipamentos e utensílios utilizados no serviço de mesa e bar;

1.2 Efectuar o arranjo da sala de refeições e a preparação dos equipamentos e utensílios do serviço de mesa, de acordo com o tipo de serviço a executar;

1.3 Assegurar a gestão corrente de aprovisionamento e armazenagem do restaurante, do bar e cave do dia;

1.4 Obter informações relativas ao serviço de mesa a executar;

1.5 Colaborar na elaboração de cartas de restaurante, bar e vinhos.

 

2. Realizar o acolhimento e recepção do cliente no serviço de mesa/bar:

2.1 Acolher e atender os clientes, à mesa e/ou ao balcão, efectuando o serviço de entradas, pratos principais, sobremesas e outros alimentos e o serviço de aperitivos, águas, vinhos, cafés e outras bebidas em colaboração com outras secções;

2.2 Prestar informações e sugestões de carácter turístico sobre a localidade, a região, a composição e métodos de confecção das diversas iguarias e sobre as bebidas;

2.3 Atender e resolver reclamações dos clientes, tendo em conta a necessidade de manter um bom clima relacional;

2.4 Estabelecer estratégias de atendimento e animação a partir das informações recolhidas sobre as características dos clientes e o tipo de serviço a prestar.

 

3. Preparar e servir bebidas simples e compostas:

3.1 Preparar e executar o serviço de vinhos;

3.2 Preparar e servir bebidas compostas por tipo short drinks, hot drinks, long drinks e médium drinks;

 

4. Planear e executar os serviços de mesa regular e especial:

4.1 Preparar e executar o serviço de cozinha em sala (flamejar, trincar, descascar, …);

4.2 Executar os diferentes serviços de cafetaria, copa, mesa (à inglesa, à francesa, à americana e à russa) e bar (directo, indirecto e misto);

4.3 Atender grupos em serviços de buffet, banquetes, cocktails, farewell parties, portos de honra,...;

4.4 Confeccionar diferentes iguarias em sala (entradas, pratos de carne, peixe e marisco, sobremesas e frutas).

 

5. Efectuar o acompanhamento e facturação do serviço prestado:

5.1 Efectuar requisições, controlo de custos e facturação de serviços.

 

6. Pesquisar as especificidades e as tendências de mercado associados à mesa e ao bar.

 

7. Prestar os primeiros socorros e os cuidados básicos de saúde e bem-estar.

 

8. Implementar normas de auto-controlo e HACCP.

 

9. Elaborar relatórios e preencher documentação técnica relativa à actividade desenvolvida.