SABERES
Noções de:
1. Língua inglesa.
2. Ambiente, segurança, higiene e saúde respeitantes à actividade profissional.
3. Legislação aplicada à actividade profissional.
4. Comunicação e relações interpessoais.
5. Gestão e organização da informação.
6. Microinformática.
Conhecimentos de:
7. Tecnologia Hardware e funcionamento de redes locais.
8. Internet – evolução, aplicações, sistemas de pesquisa e tipos de sites.
9. Sistemas de gestão de base de dados.
Conhecimentos aprofundados de:
10. Sistemas operativos – instalação, configuração e manutenção.
11. Redes locais e Internet – instalação, configuração e manutenção.
12. Aplicações informáticas de escritório – processamento de texto, folha de cálculo e apresentação gráfica.
13. Aplicações de gestão administrativa - instalação, configuração e manutenção operacional.
SABERES-FAZER
1. Identificar e seleccionar os diferentes equipamentos e aplicações informáticas adequadas à gestão de escritórios.
2. Utilizar os equipamentos e as aplicações informáticas de acordo com as tarefas a realizar no escritório.
3. Aplicar os procedimentos e as técnicas de gestão para a organização da informação.
4. Utilizar as técnicas de instalação, configuração e manutenção de equipamentos informáticos.
5. Utilizar as técnicas de instalação, configuração e manutenção de sistemas operativos
e de software utilitário.
6. Utilizar as técnicas de instalação e configuração de software de escritório.
7. Utilizar as técnicas de instalação, configuração e manutenção de aplicações de gestão administrativa.
8. Utilizar o software de gestão de base de dados.
9. Utilizar as técnicas adequadas à informática em escritórios e em mobilidade.
10. Utilizar as técnicas de instalação, configuração e manutenção de equipamentos em redes locais.
11. Utilizar as técnicas adequadas à instalação, configuração e manutenção das ligações à Internet.
12. Aplicar as normas de segurança, higiene e saúde e de protecção do ambiente no exercício da sua actividade profissional.
SABERES-SER
1. Trabalhar em equipa.
2. Estabelecer relações técnicas e funcionais com áreas adjacentes e complementares à sua área de trabalho.
3. Demonstrar iniciativa no sentido de encontrar soluções adequadas na resolução de situações concretas.
4. Adaptar-se à evolução dos procedimentos e das tecnologias.